A dica que temos hoje por aqui me ajudou muito a melhorar uma mania que não me largava e que eu nem sabia que tinha nome. Chama-se, ruminação. Você sabe o que é? Talvez sim, ou talvez pratique, como eu, a ruminação sem nem se dar conta do que é. Bom, de um jeito ou de outro, esse é o assunto que separei para hoje, vamos descobrir o que é e tomar o chá certeiro que dribla perfeitamente esse mal. Bora?
Afinal, o que é Ruminação?
É o processo de mastigação que os bois têm, pois é, os bois e as vaquinhas são seres ruminantes que ficam mastigando, mastigando e mastigando repetidas vezes o seu capim. Esse é o sentido literal, denotativo da palavra ruminação. Mas, além disso, ruminação é também um termo usado na neurociência como uma metáfora para se referir a pessoas que ficam "mastigando" pensamentos negativos em suas mentes por repetidas vezes e sem conseguir parar.
Quem de nós nunca se preocupou com as contas a pagar? A alimentação, a saúde, as vestimentas, ou qualquer plano ou desejo? Quem nunca ficou magoado por causa de uma briga qualquer com uma pessoa, namorado, melhor amigo, mãe, ou alguém querido e depois não conseguiu tirar as lembranças ruins da mente? E quem nunca se pegou pensando e repensando repetidas vezes em coisas negativas, fazendo julgamento de si próprio, baixando a autoestima, diminuindo-se, sentindo-se incapaz, sem beleza, sem vontade, sem voz e sem vez.
Não há ninguém, certo? Todo nós já ruminamos alguma vez na vida, isso é porque é um processo natural, não dá para fugir daquilo que seu corpo processa naturalmente. O problema acontece quando esse processo deixar de ser natural e começa a passar dos limites. Sabe aqueles pensamentos ruins que teimam em não ir embora? Ficam conosco por mais tempo do que o natural e consomem toda a nossa energia? É disso que estou falando e se você já passou por isso sabe perfeitamente que o resultado é, no mínimo, uma dor de cabeça horrível e prolongada.
A permanência e insistência de pensamentos ruins na mente causa uma espécie de confusão mental que resulta em um desgaste emocional e físico realmente grande. Essa experiência é uma das piores que alguém pode ter. Particularmente, sentia-me esgotada quando enfim "aquela coisa horrível" o pensamento negativo me largava. Era como seu eu tivesse tomado uma surra na mente, só na mente, com algum objeto cortante, tudo em minha mente.
➜ Recomendado: A ansiedade eu, ou melhor, eu e a ansiedade.
E o que se pode fazer? Há quem possa controlar a própria mente? Sim, há! Ou melhor dizendo: Pode-se frear os pensamentos negativos como se freia um carro em declive?
Não coloque as coisas nesses termos, a coisa toda funciona um pouco mais lentamente. O que se sabe é que todo processo a longo prazo tem realmente chances de dar resultado.
Escrever seu pensamentos sem rumo te ajuda a parar com a ruminação.
Em meados de 1999 os senhores Joshua Smyth e James Pennebaker (pesquise mais sobre eles) pesquisadores no assunto, descobriram o poder de cura que a escrita tem de relaxar pacientes ansiosos, nervosos e deprimidos. Já pensou? O remédio para os seus conflitos mentais pode estar nas suas mãos em formato de lápis e papel, totalmente sem contra indicação e qualquer pessoa que sofre com esse mal, da ruminação, pode fazer.
Eu demorei um tempo para perceber, demorei ainda mais para aceitar que havia algo de errado comigo, com a minha mente, mas quando, enfim parei de me ignorar, de achar que isso pode acontecer com qualquer pessoa, menos eu, ou que iria passar sozinho e que eu sou diferente do restante do mundo só porque é comigo, foi quando eu resolvi que não queria mais aquela experiência horrível tomar a minha mente de novo e de novo. A ruminação me deixava estraçalhada e era muito difícil me recompor.
É realmente simples de fazer, é escrever seus pensamentos sem rumo em um papel.
Comecei a escrever sem rumo num papel e os primeiros resultados já pude notar. O passo a passo é bem simples.
Júlia Cameron, autora do livro O Caminho da Artista o escreveu para ajudar pessoas que buscam inspirações afim de aflorar a criatividade. Uma de suas técnicas é o uso do que chamou de Páginas Matinais. Fazer as páginas matinais é bem simples, veja só, basicamente é escrever sem rumo três páginas todos os dias de manhã. Sim, todos os dias ao acordar você pegará um caderno (pode ser pequeno) e caneta e vai escrever tudo o que naquele momento vier a sua cabeça.
Vale lembrar que aqui não estamos falando de escrita criativa, trata-se de um exercício altamente eficaz para despertar a criatividade e que além disso você descobrirá que esta atividade lhe arrancará pensamentos obscuro que te fazem mal. A experiência é como se você passasse para o papel (literalmente) todos os seu pensamentos ruins e os deixasse presos nele.
Vale muito a pena tentar! A sua mente, como qualquer outra parte do seu corpo, precisa exercitar-se para se manter bem, desintoxicada, limpa, ativa e vívida!
Pode interessar ➔ Exercícios físicos tratam seu interior, além dos exterior
That'a all folks!!
Ficou com dúvidas? Gostaria de interagir?
Use a caixa de comentários logo abaixo!
Ajude o blog e esse conteúdo alcançar mais pessoas!
Jackeline,
ResponderExcluirEscrever é uma maravilhosa
forma de dar leveza a alma.
Bjins de boa nova semana
CatiahoAlc
Exatamente flor! 😘
ResponderExcluirEscrever é um jeito de falar
ResponderExcluiratravés das letras. Só os
mágicos, eruditos e sábios o
sabem fazer melhor.
Um beijo e bfd