Escrever sem rumo te ajuda a parar com ruminação. - O Blog da Jack - Dicas, inspiração e paixão!

Escrever sem rumo te ajuda a parar com ruminação.

Publicado em 15/09/2020

Escrever faz bem

A dica que temos hoje por aqui me ajudou muito a melhorar uma mania que não me largava e que eu nem sabia que tinha nome. Chama-se, ruminação. Você sabe o que é? Talvez sim, ou talvez pratique, como eu, a ruminação sem nem se dar conta do que é. Bom, de um jeito ou de outro, esse é o assunto que separei para hoje, vamos descobrir o que é e tomar o chá certeiro que dribla perfeitamente esse mal. Bora?

Afinal, o que é Ruminação?


É o processo de mastigação que os bois têm, pois é, os bois e as vaquinhas são seres ruminantes que ficam mastigando, mastigando e mastigando repetidas vezes o seu capim. Esse é o sentido literal, denotativo da palavra ruminação. Mas, além disso, ruminação é também um termo usado na neurociência como uma metáfora para se referir a pessoas que ficam "mastigando" pensamentos negativos em suas mentes por repetidas vezes e sem conseguir parar.

Quem de nós nunca se preocupou com as contas a pagar? A alimentação, a saúde, as vestimentas, ou qualquer plano ou desejo? Quem nunca ficou magoado por causa de uma briga qualquer com uma pessoa, namorado, melhor amigo, mãe, ou alguém querido e depois não conseguiu tirar as lembranças ruins da mente? E quem nunca se pegou pensando e repensando repetidas vezes em coisas negativas, fazendo julgamento de si próprio, baixando a autoestima, diminuindo-se, sentindo-se incapaz, sem beleza, sem vontade, sem voz e sem vez.

Não há ninguém, certo? Todo nós já ruminamos alguma vez na vida, isso é porque é um processo natural, não dá para fugir daquilo que seu corpo processa naturalmente. O problema acontece quando esse processo deixar de ser natural e começa a passar dos limites. Sabe aqueles pensamentos ruins que teimam em não ir embora? Ficam conosco por mais tempo do que o natural e consomem toda a nossa energia? É disso que estou falando e se você já passou por isso sabe perfeitamente que o resultado é, no mínimo, uma dor de cabeça horrível e prolongada. 

A permanência e insistência de pensamentos ruins na mente causa uma espécie de confusão mental que resulta em um desgaste emocional e físico realmente grande. Essa experiência é uma das piores que alguém pode ter. Particularmente, sentia-me esgotada quando enfim "aquela coisa horrível" o pensamento negativo me largava. Era como seu eu tivesse tomado uma surra na mente, só na mente, com algum objeto cortante, tudo em minha mente. 


E o que se pode fazer? Há quem possa controlar a própria mente? Sim, há! Ou melhor dizendo: Pode-se frear os pensamentos negativos como se freia um carro em declive? 
Não coloque as coisas nesses termos, a coisa toda funciona um pouco mais lentamente. O que se sabe é que todo processo a longo prazo tem realmente chances de dar resultado.


Escrever seu pensamentos sem rumo te ajuda a parar com a ruminação.



Em meados de 1999 os senhores Joshua Smyth e James Pennebaker (pesquise mais sobre eles) pesquisadores no assunto, descobriram o poder de cura que a escrita tem de relaxar pacientes ansiosos, nervosos e deprimidos. Já pensou? O remédio para os seus conflitos mentais pode estar nas suas mãos em formato de lápis e papel, totalmente sem contra indicação e qualquer pessoa que sofre com esse mal, da ruminação, pode fazer.

Eu demorei um tempo para perceber, demorei ainda mais para aceitar que havia algo de errado comigo, com a minha mente, mas quando, enfim parei de me ignorar, de achar que isso pode acontecer com qualquer pessoa, menos eu, ou que iria passar sozinho e que eu sou diferente do restante do mundo só porque é comigo, foi quando eu resolvi que não queria mais aquela experiência horrível tomar a minha mente de novo e de novo. A ruminação me deixava estraçalhada e era muito difícil me recompor.

É realmente simples de fazer, é escrever seus pensamentos sem rumo em um papel.


Comecei a escrever sem rumo num papel e os primeiros resultados já pude notar. O passo a passo é bem simples.

Júlia Cameron, autora do livro O Caminho da Artista o escreveu para ajudar pessoas que buscam inspirações afim de aflorar a criatividade. Uma de suas técnicas é o uso do que chamou de Páginas Matinais. Fazer as páginas matinais é bem simples, veja só, basicamente é escrever sem rumo três páginas todos os dias de manhã. Sim, todos os dias ao acordar você pegará um caderno (pode ser pequeno) e caneta e vai escrever tudo o que naquele momento vier a sua cabeça.

Vale lembrar que aqui não estamos falando de escrita criativa, trata-se de um exercício altamente eficaz para despertar a criatividade e que além disso você descobrirá que esta atividade lhe arrancará pensamentos obscuro que te fazem mal. A experiência é como se você passasse para o papel (literalmente) todos os seu pensamentos ruins e os deixasse presos nele. 

Vale muito a pena tentar! A sua mente, como qualquer outra parte do seu corpo, precisa exercitar-se para se manter bem, desintoxicada, limpa, ativa e vívida!


Escrever te ajuda a parar com a ruminação

That'a all folks!!  

Ficou com dúvidas? Gostaria de interagir?
Use a caixa de comentários logo abaixo!

Ajude o blog e esse conteúdo alcançar mais pessoas! 

3 comentários:

  1. Jackeline,
    Escrever é uma maravilhosa
    forma de dar leveza a alma.
    Bjins de boa nova semana
    CatiahoAlc

    ResponderExcluir
  2. Escrever é um jeito de falar
    através das letras. Só os
    mágicos, eruditos e sábios o
    sabem fazer melhor.
    Um beijo e bfd

    ResponderExcluir

Olá, fico muito feliz por você ler meu blog e agradeço demais por você se dispor a comentar nele. Se o seu comentário não aparecer automaticamente, é por que ele passará por uma moderação e só depois ficará visível. Para ter sua foto no ícone, você precisa estar logado na sua conta Google (G-mail) ou Blogger.
Sinta-se a vontade para interagir!!