A Deliciosa Arte do Fuxico - O Blog da Jack - Dicas, inspiração e paixão!

A Deliciosa Arte do Fuxico

Publicado em 18/09/2020

A-arte-do-Fuxico

Eu me lembro vagamente de mulheres próximas de mim que faziam a técnica artesanal do fuxico, mas nunca me interessei de fato pelas trouxinhas de tecidos, feitas com retalhos e sobras e que dá para unir uma a uma e formar trabalhos lindos, além da infinidade de apliques em peças feitas dando um requinte final de beleza de um trabalho manual. 

A deliciosa arte de começar a fuxicar só despertou em mim, muito recentemente. Não sei se isso acontece com todas as mulheres, mas comigo aconteceu, decidi que eu queria ter uma peça na minha cozinha toda de fuxico e fui em busca de aprender. Coisa maaarrr fácil do mundo, gente. Qual o segredo disso?

Junte aí...

  • Retalhos diversos, qualquer tecido, qualquer sobra.
  • Tesoura, agulha, linha e vontade 

Tem retalhos não? Então, ponha para fora do gurda-roupa aquela camisa que tu tá ensaiando tirar há tempos e fica sem coragem. O importante é ter um tecido que dá para estraçalhar. Arranjou um? Então bora...

Agora faça círculos, emborca um copo (ou qualquer vasilha redonda) e pode usar como molde. Risque vários círculos e corte um monte, a perder de vista. Então, comece a produção... Alinhavar, é o nome! Entre e saia com a agulha em volta do círculo de tecido todinho, puxe a linha no final para fazer a trouxinha se formar, faça um nó para não soltar... e voialá!

A-arte-do-fuxico

Não precisa parar um trabalho importante para fuxicar, não! Toda vez que você tiver de bobeira, sabe aquelas "horinhas" de folga que você arranca (ou, pelo menos deveria) na marra de um dia agitado? Programinha básico de sossego tão merecido! As crianças a brincar, marido jogado ao lado no sofá (ocupando quase todo o espaço), filminho a tardinha na TV, bacia de pipoca e a sacola de retalhos no colo, só fuxicando. 

Essa combinação, me fez um bem tão bão! E de quebra produzi um caminho de mesa. Olha que belezura! 

caminho-de-mesa-fuxico

Coisa maarr linda, né?
Ahhh eu já ensinei a pintar por dentro esse vasinho de flor que você está vendo na foto, confere aqui ➔ Vasinhos de vidro reciclável para enfeite com flores

Enjoy! 😘
Ficou com dúvidas? Gostaria de interagir?
Use a caixa de comentários logo abaixo!

Ajude o blog e esse conteúdo alcançar mais pessoas! 


2 comentários:

  1. Oi boa tarde. Tudo bem? Sou brasileiro, carioca e quero apresentar o meu Blogger. Novos amigos são bem vindos, não importa a distância. Gostaria de lhe convidar a seguir o meu Blogger. Sou o seguidor número 124. Parabéns seu Blogger é muito lindo. Artesanato nota 10.

    https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir

Olá, fico muito feliz por você ler meu blog e agradeço demais por você se dispor a comentar nele. Se o seu comentário não aparecer automaticamente, é por que ele passará por uma moderação e só depois ficará visível. Para ter sua foto no ícone, você precisa estar logado na sua conta Google (G-mail) ou Blogger.
Sinta-se a vontade para interagir!!