Eu desisti do domínio próprio e explico as razões, quer conferir? - O Blog da Jack - Dicas, inspiração e paixão!

Eu desisti do domínio próprio e explico as razões, quer conferir?

Publicado em 16/06/2020


Desde que eu comecei o blog, muita coisa mudou. Eu mudei, mudei meus interesses, mudei de opinião, mudei de gosto, mudei minha visão em vários aspectos. E o blog também mudou, principalmente por ser um blog pessoal, acompanha a mudança na minha vida. Eu tenho esse blog há 03 anos e o comecei pura e simplesmente para tentar ganhar dinheiro com ele, não muito diferente da maioria das pessoas que iniciam um blog, só que a realidade é outra, bem diferente do que todos pregam, criar um blog não é um projeto "facin, facin" é trabalhoso e requer muito empenho.

Escolhi o primeiro domínio errado.


Todo início é empolgante e eu estava vibrando de emoção, antes mesmo de começar a escrever no blog eu comprei o primeiro domínio e cometi meu primeiro erro, logo nos primeiros meses já estava descontente com o nome que escolhi, era tipo... um nome nada a ver. Detestei, me arrependi profundamente e estava impossível levar aquilo adiante, eu tinha vergonha de falar sobre o meu próprio blog para as pessoas exatamente por causa do nome que eu tinha escolhido. Pode?

Não, não pode. Primeiro ano de blog, primeira mudança acontecendo. Precisava consertar aquilo, pois gostava do blog, gostava do conteúdo, só não admitia aquele nome, me travava por completo.

➔ Conto detalhes dessa história aqui   O blog de nome e cara nova.

Escolhi o segundo domínio e acertei.

 
Fui lá e consertei. Troquei! Resolvido?

Quase! Acertei na escolha, coloquei meu próprio nome e resolvi o problema da timidez que me bloqueava ao falar o nome do meu blog. O blog da Jack! Perfeito! Comprei um domínio exatamente assim e estava muito satisfeita. Ficou lindo, agora conseguia anunciar às pessoas sem nenhuma timidez. 

Usei esse domínio pelos dois anos seguinte. Iniciei um bom trabalho na indexação e comecei uma série de mudanças aqui no blog para ajudá-lo a crescer. E tudo estava dando certo, até que eu comecei a trabalhar fora de casa, consegui um trabalho na minha recente formação. Professora de inglês, ficou um pouco difícil conciliar a vida corrida e o blog foi ficando um pouco de lado. Passado o tempo, perdi o domínio, perdi visitas, perdi bastante coisa.

Não quero, no momento, comprar um domínio para meu blog.


É, pois é, agora estou recomeçando o blog. O meu conteúdo permaneceu por aqui, nada mudou, posso voltar a fazer meu trabalho de indexação, refazer um bom trabalho de divulgação em redes sociais específicas, só aquelas que de fato convertem em tráfego, tá? (Detesto aquele monte de redes sociais) E tentar resgatar os visitantes de volta para o blog. Mas, não quero investir em domínio próprio, não neste momento.

Mas Jack, porque?

Bom, por que quando iniciei, fiz esse caminho, "primeiro domínio depois conteúdo". Agora quero tentar o contrário, enriquecer o blog com conteúdo relevante usando meu próprio domínio gratuito no blogger https://oblogdajack.blogspot.com/ e depois se eu acreditar que é hora de mudar, talvez eu compre um novo domínio.   

Aqui vale um segredinho, coisa de quem é meio maluca tá? Eu tenho uma certa preocupação sobre: Quem ficará com meu blog depois que eu me for deste mundo? Tenho tantos escritos sobre mim, sobre meus filhos, meus desejos, meus anseios, minhas angústias. Coloquei tanto empenho nesse projeto, eu não gostaria que tudo se apagasse, se perdesse ou deixasse de existir quando eu não puder mais escrever nele. 

Se eu tiver um domínio pago e próprio é exatamente o que acontecerá. Ao não renovar o pagamento você perde a indexação, tudo o que escreveu fica sem endereço, pois o blog permanece seu, mas o domínio deixa de ser. É como se você pegasse seu diário público, carta aberta, livro grátis ou projeto e trancasse dentro de um lugar sem endereço para voltar. Não é perdido, mas ninguém acessa. A não ser que alguém se interesse em remover o domínio pago e voltar ao gratuito. Mas, quem fará isso?

Quero meu conteúdo aqui e vivo, é claro que no momento em que o blog deixar de ser alimentado, ele perderá aos poucos e cada vez mais as visitas. Esse é o normal da vida e disso não dá para fugir, uma hora você é esquecido, mas ainda assim optei por esse caminho para que de qualquer forma meus textos fiquem com endereço ativo. Tenho filhos pequenos que estão crescendo, eles vão se interessar em ler meu blog! Acredito nisso!   

Sei lá, é como disse, coisa de gente doida, o médico pediu para não contrariar...!    

Não recomendo isso para ninguém


Sim, de fato, não recomendo isso para ninguém. O ideal é que você tenha seu próprio domínio, em especial se o seu blog é de um teor mais profissional do que pessoal. Não é bem o caso deste. O blog da Jack é um blog pessoal e que também tem dicas para blogs, dicas de artesanatos entre outros assuntos (que gosto muito). Sendo assim, depois de muito pensar resolvi que, por ora, trabalharei sem qualquer problema com o domínio gratuito do Blogger.    

Os benefícios de ter um domínio próprio, principalmente para blogs profissionais e de qualquer segmento  são muitos e indiscutivelmente você deve investir no seu, reafirmo que a minha decisão é bastante pessoal. Há muitos sites que vendem domínio, uma busca rápida te levará a vários. Há também o serviço da própria Google, veja:

É do Simples Bella Blog, confere lá!

Me conta se você tem coisinhas na cabeça, do tipo gente doida também, meio "cricri", "encrequeira", "encudada" como essa que contei hahaha vou adorar saber! Bora lá?!

Ficou com dúvidas? Gostaria de interagir?
Use a caixa de comentários logo abaixo!

Ajude o blog e esse conteúdo alcançar mais pessoas! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, fico muito feliz por você ler meu blog e agradeço demais por você se dispor a comentar nele. Se o seu comentário não aparecer automaticamente, é por que ele passará por uma moderação e só depois ficará visível. Para ter sua foto no ícone, você precisa estar logado na sua conta Google (G-mail) ou Blogger.
Sinta-se a vontade para interagir!!