Top 10 dicas de SEO que os robots dos buscadores vão buscar no blog - O Blog da Jack - Dicas, inspiração e paixão!

Top 10 dicas de SEO que os robots dos buscadores vão buscar no blog

Publicado em 12/06/2019

Os buscadores vão buscar essas 10 dicas de SEO no blog

Trabalhar com técnicas de SEO é a chave do sucesso para qualquer blog. Não adianta nadica de nada ter um blog bom e bonito, cheio de postagens importantes se ninguém lê, ninguém o encontra, ninguém visita, melhor seria se fosse um blog privado, mas no caso de um blog público onde o blogueiro quer e se interessa em ser encontrado pelos robots dos buscadores então ele precisa muito aplicar as técnicas de SEO em suas postagens.

Neste artigo separei as Top 10 dicas de SEO que os robots dos buscadores vão buscar no seu blog em frações de segundo quando alguém faz uma pesquisa no navegador, se você estiver com suas postagens organizadas do jeitinho que os robots leem há grandes chances de você ser encontrado e o seu blog aparecer nas lista dos buscadores. Vamos ver as 10 dicas?

1. Títulos envolventes


O post começa literalmente pelo título, ele cumpre a função de captar a atenção e o primeiro interesse do leitor em consumir todo o conteúdo que vem depois. Ele precisa ser envolvente para o visitante e também necessita agradar os robots dos buscadores

▪ Ser direto e certeiro

▪ Não muito longo
▪ Muito menos curto demais
▪ Transmitir a verdade 

2. Uso de intertítulos


Intertítulos são os subtítulos e títulos secundários que devem estar diretamente ligados ao conteúdo que você está escrevendo. No caso dessa postagem cada uma das 10 dicas é um subtítulo. Além de deixar o texto mais bonito e atrativo visualmente eles fazem parte de toda a estrutura das Tags de cabeçalhos e são elas que vão chamar a atenção dos robots dos buscadores.

▪ Seguir a hierarquia da estrutura textual
▪ Ter ligação de direta com o texto  

3. Palavras chaves 


As palavras chaves são demasiadamente importante, portanto precisam ser cuidadosamente pesquisadas, estudadas e distribuídas ao longo de todo o texto, em especial:

▪ No título (se possível nos intertiulos)
▪ No link personalizado
▪ Na descrição da pesquisa
▪ No primeiro parágrafo (e nos demais se for possível) 

4. Permalink personalizado 


O link permanente é a palavra propriamente dita, permanente, nunca e jamais se altera, mas pode e deve ser personalizado na hora da criação do post. Ele é o endereço da postagem, é lá que os robots vão primeiro buscar, no endereço e se encontrarem a palavra chave e ligação no título (e intertítulos) e no texto em geral, adivinha? Bingo!

▪ Conter a palavra chave
▪ No máximo de 40 caracteres


5. Qualidade da escrita


A qualidade da escrita não é menos relevante do que os outros tópicos, de jeito nenhum, ela é tão importante quanto. Eu não me refiro apenas ao erros de português, mas a toda a qualidade que a escrita precisa. Esqueça aquela falácia de que blogs são informais e não necessitam de norma culta, embora cada blogueiro tem um estilo próprio de escrever. Seu texto precisa:

▪ Ser coerente
▪ Ter sentido para os robots dos buscadores
▪ Ser envolvente para o visitante/leitor

Indicação super importante! 
A Escola Virtual - Fundação Bradesco dispõe de três cursos maravilhosos para quem se interessa em aprender a escrever melhor e tudo de graça. Os cursos são: Língua Portuguesa sem complicação, Técnica de redação e Comunicação escrita, clique, escolha e bons estudos!


6. Conteúdo relevante


O conteúdo é a base de toda a captação de SEO, primeiro porque o buscador só vai atender ao que o internauta estiver de fato buscando, se ele se interessa por assunto X é esse assunto X que os buscadores vão mostrar. Porém a busca por conteúdo relevante é infinitamente maior, mas o que é um conteúdo relevante?

▪ Que esclarece dúvidas
▪ Serve de apoio, auxílio, ajuda.


7. Imagens otimizadas.


As imagens, pode e devem ser bonitas, limpas, leves e chamativas para captação da atenção do leitor, mas os robots dos buscadores não enxergam a beleza das imagens, eles buscam por textos, é por isso que toda imagem inserida na postagem do seu blog precisa:

▪ Ser renomeada de acordo com o assunto do post
▪ Possuir palavra chave no nome da imagem
▪ Ter descrição na propriedade da imagem


8. Links internos


Os buscadores adoram quando percebem que seu post tem conteúdo relacionado ao assunto que você está tratando, isso é quando você insere links internos, links que vão para outra postagem no seu próprio blog e que pode ser de interesse do seu visitante, portanto:

▪ Espalhe ao longo do texto links internos
▪ 2 ou 3 links de conteúdo relacionado
▪ Ou um convite para um conteúdo não diretamente relacionado mas que pode interessar 


9. Links externos


De igual forma os robots de buscadores também se interessam quando você insere um link externo na sua postagem, isso diz ao leitor que você recomenda tal link porque agrega ou complementa mais o assunto que você está tratando, 

▪ Complementa seu conteúdo
▪ Vai servir de auxílio e finalizar o conteúdo do post
▪ Não se esqueça de direcionar o link para abrir em outra aba no navegar
 

10. Prática contínua  


Todas essas Top 10 dicas de SEO não farão milagres apenas em uma postagem, trata-se de uma prática contínua para todas as postagens. Se você ainda não começou trabalhar nenhuma dessa dicas para que os robots dos buscadores encontrem seu post, comece já, não deixe isso de fora, caso contrário você ficará escrevendo para o vento. 

A prática de técnicas para SEO é bem mais ampla do tudo isso, mas essa prática das top 10 dicas que acabamos de ver já é um grande começo, um passo enorme e um avanço certeiro para ser encontrado, repito, e deve ser contínua, isso nunca vai mudar. É a construção de tijolinhos um a um, uma hora resultará em uma bela mansão. Pode acreditar!

Super recomendo que continue a leitura em:
➔ Um blog de sucesso ou um blog de fracasso. Já pensou qual é o seu?
Posso alterar postagens antigas no blog? Uma boa orientação sobre

Pine o infográfico para lembrar sempre dessas top 10 dicas de SEO para ser encontrado pelo robots dos buscadores.


Guarde o infográfico


Ficou com dúvidas? Gostaria de interagir?
Use a caixa de comentários logo abaixo!

Ajude o blog e esse conteúdo alcançar mais pessoas! 

3 comentários:

  1. Eu adorei o blog e o post que ja estou seguindo, inclusive suas dicas são otimas. bjs bjs https://beperes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo perceber que meu blog te agradou! Obrigada pelo comentário! Bjs

      Excluir
  2. Oiê Taynara, muito feliz pelo comentário, agradeço o carinho! Bjos

    ResponderExcluir

Olá, fico muito feliz por você ler meu blog e agradeço demais por você se dispor a comentar nele. Se o seu comentário não aparecer automaticamente, é por que ele passará por uma moderação e só depois ficará visível. Para ter sua foto no ícone, você precisa estar logado na sua conta Google (G-mail) ou Blogger.
Sinta-se a vontade para interagir!!