Posso alterar postagens antigas publicadas no Blog? Uma boa orientação sobre. - O Blog da Jack - Dicas, inspiração e paixão!

Posso alterar postagens antigas publicadas no Blog? Uma boa orientação sobre.

Publicado em 21/05/2019

Uma boa orientação sobre postagens antigas

Manter um blog atualizado é importante demais, postagem fresca e contínua é tudo o que o blog precisa, tudo o que o leitor quer e tudo o que o Google adora. Mas, o que acontece com aquelas postagens antigas que ficou faltando algo no texto? Passado um tempo você enxerga que aquele conteúdo pode ser melhorado e é sobre isso que vamos bater um papo bom por aqui. 

Eu passei um tempo analisando tudo o que havia de errado no meu blog, encontrei uma porção de coisas inadequadas e contei tudinho na postagem Blog de fracasso ou Blog de sucesso, abri todo meu desapontamento e mostrei às claras o verdadeiro fiasco que o meu blog vinha sendo dia após dia. Enxerguei que as mudanças tinham que acontecer depressa e as melhorias eram indispensavelmente necessárias

Então, iniciei a saga e resolvi que algumas postagens antigas já publicadas no blog precisavam ser melhoradas e quero mostrar para você o quanto isso é bom e muito válido para ajudar um blog a crescer mais alinhado, quem sabe até padronizado. 

Mas, será que posso fazer alterações em postagens publicadas?


Sim, pode! Eu também já tive essa dúvida antes de começar. Tempos atrás, em meados de 2012, eu tive um blog (que morreu bem morrido) antes deste. Eu tinha feito um cursinho (relaxadamente) muito básico sobre como criar um blog, e nesse cursinho aprendi que não podia sequer relar a mão em posts publicados, se o fizesse, bagunçaria todo o esquema de SEO. A falação era tanta que eu morria de medo de me aproximar do editor de textos de uma postagem que eu já tinha publicado. Se eu enxergasse um erro de ortografia ou digitação após ter publicado, entrava em pânico.

O tempo passa e a gente aprende que não é bem assim. É claro que você precisa ser cauteloso, existem alguns pontos no texto que você não deve mexer, senão a construção de SEO fica desalinhada e isso vai com certeza prejudicar a postagem publicada que já tinha um caminho montado (ou não) pelos robots e pode ser rebaixada nos mecanismos de buscas. Mas, isso é se você tocar em pontos específicos no texto e/ou no editor de texto e não quer dizer, publicou já era, senta e chora se fez algo errado ou incompleto.

O que pode NÃO ser alterado?


Toda a sua cautela e precaução deve estar voltada para as Heading Tags, H1, H2 e H3, são as tags de cabeçalho, assim também conhecida, que regem todo o sistema de otimização da construção do seu texto, já que é disso que estamos falando.

Quem pode super te explicar bonitinho o que são as Heading Tags é a fofa da Elaine Gaspareto justamente em Como corrigir os erros das Heaging Tags do Blogger confere lá, é uma explicação bastante técnica, mas muito valiosa, requer sua atenção.

Ao buscar uma postagem no seu blog, os robots da Google vai procurar por essas tags na sua hierarquia de importância e são exatamente elas que você NÃO pode mexer para não confundir os robots.

Veja bem os pontos que você deve se atentar para NÃO alterar:


➧ Tag H1 

De máxima importância, ela é o título do seu blog.

➧ Tag H2

Segunda mais importante, ela é o título da postagem.

➧ Tag H3

Terceira na hierarquia de importância, ela está nos intertítulos (subtítulos e títulos secundários) da postagem.

Entendeu? É claro que não é só isso, além dessa estrutura de hierarquia das tags de cabeçalhos há outros pontos que não é recomendado mexer. Antes de sair fazendo as alterações que você quer, veja essa orientação:

  1. 1. Não mexa no título do blog - Esse é só um alerta muito propício para mencionar aqui, mas acalma-se, até mesmo porque você não conseguiria alterar isso no editor de texto do post.
  2. 2. Não altere o título da postagem -  Se você fez um título infeliz, paciência, o jeito é criar uma nova postagem melhorada e otimizada sobre o assunto 
  3. 3. Jamais altere a url da postagem - Não faça mesmo, se você mexer lá na aba link permanente, diga adeus a construção que os robots já haviam feito para encontrar seu post.  
  4. 4. Os intertítulos merecem atenção - Eles deixam o texto mais incorporado e rico de informações, não altere os que já criou. Crie novos, se for enriquecer o conteúdo. 
  5. 5. Cuidado com as palavras-chaves - Se você já definiu a palavra-chave quando criou a postagem, não tem porque alterar isso agora. 


O que pode ser alterado?


Veja bem, nós estamos falando de alterações simples que vão otimizar sua postagem já publicada. Quem tem blog sabe muito bem que há postagens que escrevemos e depois sentimos até vergonha de tê-las escrito.

Mas, não vamos exagerar e sair mudando tudo o que está na postagem, senão ela perderá a essência pela qual um dia foi criada. Se você analisar que tem muita coisa para mudar, talvez não vale a pena investir na mudança e sim criar uma nova postagem sobre o mesmo assunto, dessa vez bem melhorada, mais completa, bonita e otimizada.

Mas, basicamente você pode alterar:

  1. 1. Erros de ortografia ou gramática - Blogs com textos bem redigidos são levados mais a sério pelo seu público. Atente-se a isso!
  2. 2. O texto em geral - Se você vê que ficou faltando algo para informar, pode voltar lá e completar, seu texto ganhará mais credibilidade.
  3. 3. As imagens - Sim, você pode alterar, mas reforço não deixe sua postagem perder a primeira essência dela, troque se for preciso, mas por imagens que entregam o mesmo assunto das imagens anterior. Nada de confundir o leitor.
  4. 4. Acrescentar links interno e externos - Você percebeu que em determinado ponto do texto cabe um link que complementa aquele post/assunto, pode voltar lá e colocar.
  5. 5. Tenha cuidado com a descrição pesquisa - O que você escreve nela é o que aparece em resumo na lista dos buscadores, um pequeno texto que chame o leitor para ver o conteúdo na íntegra, se você fez e errou algo, conserte o erro. Cuidado para não retirar palavra-chave, por exemplo.    


Posso apagar totalmente postagens antigas?


Eu, particularmente, não tomei coragem ainda para tanto radicalismo, em geral eu não combino muito com extremismo. Confesso que sim, já quis muito apagar uma ou duas postagem do tipo "Jesus, toma conta!" quis e de fato já até apaguei. Mas, esse é um assunto muito, muito delicado, pois compromete legal a estrutura de SEO, mais ainda do que modificar as postagens já pulicadas

Eu não recomendo sair apagando todas as postagens antigas e sem nexo. Teria até que me aprofundar melhor no assunto para falar sobre, mas tem alguém que orienta um pouco mais sobre isso, a Loma Sernaiotto, ela explica mais no blog dela em Devo deletar posts antigos do blog? Se você tem postagens antigas que te incomoda profundamente e se é bastante corajoso, mais do que eu para deletar de vez, confere com ela :)
.............................

Esse papo é interessante para quem gosta e quer manter organização e qualidade das postagens e do blog em geral. Portanto, o papo continua, eu fiz alterações em postagens antigas minha e mostro passo a passo mais a fundo o que eu modifiquei. Confira a parte 2 em Como posso melhorar postagens antigas no blog  

Quero alterar post antigos

Ficou com dúvidas? Gostaria de interagir?
Use a caixa de comentários logo abaixo!

Ajude o blog e esse conteúdo alcançar mais pessoas!

2 comentários:

  1. Atualizar os post antigos são muitos importantes para o SEO . É como se fosse um post novo para o google e também nossa opinião sobre um determinado assunto pode mudar com o tempo.

    ResponderExcluir
  2. Sim, Micileide você está corretíssima. Boa conclusão!

    ResponderExcluir

Olá, fico muito feliz por você ler meu blog e agradeço demais por você se dispor a comentar nele. Se o seu comentário não aparecer automaticamente, é por que ele passará por uma moderação e só depois ficará visível. Para ter sua foto no ícone, você precisa estar logado na sua conta Google (G-mail) ou Blogger.
Sinta-se a vontade para interagir!!