Costela Gaúcha com mandioca - famosa vaca atolada - O Blog da Jack - Dicas, inspiração e paixão!

Costela Gaúcha com mandioca - famosa vaca atolada

Publicado em 24/05/2019


A deliciosa costela gaúcha com mandioca está sempre marcando presença na minha mesa. É um dos meus pratos favorito, desde criança aprendi comer a famosa vaca atolada, assim também é conhecida essa delícia que tanto me faz a boca encher de água e por isso, hoje trouxe a receita aqui no blog.

O preparo é bem simples, para alguns nem é novidade, mas para os que ainda não sabem fazer ou ainda não fizeram e vão tentar pela primeira vez é só seguir a receita abaixo que não tem erro.

Ingredientes:
1,5 kg de costela gaúcha
1 kg de mandioca (macaxeira)
Extrato de tomate
2 cebolas picadas
250 gr de bacon
Salsinha e cebolinha
1 dente de alho
Tempero baiano
Sal a gosto

Modo de preparo:

Deixe uma panela com água para ferver, enquanto refoga na panela de pressão o bacon e a cebola picadinha, quando estiverem dourados acrescente o dente de alho, sal a gosto e o tempero baiano ou de sua preferência, em seguida junte a costela gaúcha, a salsinha e cebolinha para refogar e pegar o gosto dos temperos. Mexa bem, acrescente o extrato de tomate, um pouco de água e continue sempre mexendo a carne refogada por uns 10 minutos.

É nessa hora que a costela absorve bem os temperos enquanto é refogada na panela. Passado o tempo de refogar, junte a  mandioca cortada e limpa, mexa bem, acrescente a água fervente até cubra a carne na panela. Espere pegar pressão e desligue após 40 minutos. Durante o tempo de cozimento o cheiro entontece e inunda toda a casa, verifique se a carne está macia, se não estiver volte para a pressão por mais 10 minutos.

Com a carne macia e molinha mexa bem na panela para que mandioca derreta um pouco e incorpore bem o caldo. É só servir com o acompanhamento que desejar, arroz branco, batata palha ou farofa, por exemplo. Fica delicioso!     



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, fico muito feliz por você ler meu blog e agradeço demais por você se dispor a comentar nele. Se o seu comentário não aparecer automaticamente, é por que ele passará por uma moderação e só depois ficará visível. Para ter sua foto no ícone, você precisa estar logado na sua conta Google (G-mail) ou Blogger.
Sinta-se a vontade para interagir!!