Como posso melhorar postagens antigas publicadas no Blog? - O Blog da Jack - Dicas, inspiração e paixão!

Como posso melhorar postagens antigas publicadas no Blog?

Publicado em 04/06/2019

Melhorar postagens antigas

Eu estou fazendo uma série de mudanças no blog, estou decidida a fazer meu blog trabalhar ao meu favor e isso implica muito em modificar algumas coisas por aqui, dentre elas, postagens antigas já publicadas. Tomarei o cuidado, é claro, de não ferir 2 princípios, o primeiro, a essência da postagem e o segundo, os mecanismos de buscas. Quer ver o que eu andei aprontando? Vamos lá, vou te mostrar tudinho!

Esse post é uma continuação de um bate papo sobre esse assunto que publiquei fazendo uma orientação bem completa do que pode e o que não pode ser aletrado em uma postagem que já foi publicada, se você chegou aqui por acaso, recomendo fortemente que leia Posso alterar postagens antigas já publicadas no blog? Lá você encontrará toda a orientação técnica sobre o assunto e nesta postagem trarei o passo a passo do que eu própria fiz, alterando uma postagem antiga minha.

Vamos só reforçar o que não pode ser modificado.


Tenha em mente que o que você deseja é fazer uma alteração para melhoria da postagem que foi publicada e por ventura faltou algo. Você NÃO PODE e NÃO DEVE ferir os dois princípios mencionados acima, vejamos:

➔ O que é a essência da postagem?

A essência é exatamente a pauta e por qual razão o post foi criado e isso não muda, por exemplo, você decidiu que vai promover um curso que ensina a fazer e vender bolos caseiros, tudo bem, mas não vá modificar uma postagem antiga que fala sobre "organização para trabalhar em casa" acrescentando nela uma receita de bolo para que você possa introduzir o curso que está promovendo. Percebe que os assuntos não tem semelhança?

A postagem foi criada com a pauta de discutir pontos de organização para quem vai trabalhar em casa. A venda de bolos é uma forma de trabalhar em casa, mas uma receita de bolo não cabe em nenhum ponto de organização. Capiche?!

➔ Os mecanismo de buscas:

De jeito algum se aproxime dos pontos que regem os mecanismos de buscas, lembre-se: url (o endereço), o título da postagem, os intertítulos, as palavras-chaves não podem sofrer alterações, do contrário, você irá confundir os robots, eles não vão encontrar o caminho que já haviam traçado para aquela postagem.

Vamos ver a minha postagem que modifiquei e melhorei.


Trata-se do terceiro post que eu fiz para este blog, bem lá do comecinho, ainda início de tudo, é um post que traz para o leitor 13 banco de imagens gratuita, esse é exatamente o título, se eu fosse criar essa postagem hoje, de jeito nenhum, usaria esse título, ele está incompleto, eu usaria, por exemplo:

▪ 13 banco que disponibilizam imagens gratuitamente. 
▪ Encontre a imagem perfeita e de graça em 13 banco de imagens.
▪ Conheça 13 banco de imagens gratuita e escolha sua.   

A diferença é estupidamente notória! Mas, já vimos que título do post não pode mudar, então o mantive, claro!

➔ Modifiquei a primeira imagem.

Não era algo que eu não pretendia fazer, só fiz porque a imagem anterior tinha o endereço antigo do blog, que foi extinto e não existe mais, se alguém digitar no navegador não será redirecionado para cá. Aproveitei e usei uma imagem bem mais leve e compactada e que não sobrecarrega o blog, a anterior não tinha esse tratamento.

Veja o antes e o depois:

➔ Modifiquei a introdução do texto.

Estava completamente sem coerência, não falava nada com nada (Me dá um desconto? Terceiro post, vai!) Fui lá e reescrevi, melhorei bastante. Veja:


➔ Modifiquei a descrição da pesquisa.

A descrição da pesquisa deve ser um texto curto que entrega ao leitor um resumo do que ele vai encontrar no post. Na época que criei a postagem que estamos modificando eu não sabia disso e fiz uma descrição qualquer, na verdade peguei só um trecho do texto, e não cumpria o papel da descrição de fato. Chegou a hora de arrumar. Veja:



Observação: Cuidado ao mexer na descrição de pesquisa, não retire a palavras chaves que deve conter nela, nesse caso é banco de imagens

E foram essas as alterações. A essência/pauta do post foi mantida, pois ele entrega ao leitor exatamente o que o título diz, não coloquei nada fora do comum. Também não cheguei perto de nada que poderia confundir os robots de busca da Google.  

Porque decidi alterar/melhorar essa postagem antiga?


Banco de imagem é uma assunto que chamamos de evergreen, um assunto que não sai de moda tão fácil, pessoas buscam por onde encontrar imagens gratuita o tempo todo. Vamos imaginar que eu decida criar uma nova postagem sobre banco de imagens, já que surgiram outros bancos seria ótimo atualizar esse tema, então ter uma postagem antiga relacionada diretamente do mesmo assunto é excelente para SEO, principalmente se a nova postagem conseguir direcionar leitores para a postagem antiga através de link interno.

Fazer com que o leitor permaneça no blog lendo postagens atuais e lendo postagens antigas, quanto mais antigas ainda melhor, é uma maneira eficaz de diminuir a taxa de rejeição no Google Analytics. Partindo desse princípio, não é bom que ao chegar na postagem antiga o leitor encontre um conteúdo de "meia tigela" certo? O ideal é que seja conteúdo bom para engajar e satisfazer o leitor.

Chega de bagunça! Vamos arrumar a casa?
Alterar posts antigos

Ficou com dúvidas? Gostaria de interagir?
Use a caixa de comentários logo abaixo!

Ajude o blog e esse conteúdo alcançar mais pessoas

3 comentários:

  1. Oi, te achei num comentário no blog da Elaine Gaspareto e por curiosidade vim ver o seu blog. Este post tem tudo a ver com o que tenho feito atualmente com o meus posts antigos (são mais de 500! - trabalheira grande) e do mesmo modo estou procurando usar o blog ao meu favor (muiiito a aprender). Gostei muito do seu blog tem coisas muitos úteis para mim!! Também uso um modelo da Elaine que é o Allegra, mas sou apaixonada pelo formato grid, mas estou curtindo este que baixei também.



    Sucesso grande a vc. Se puder visite (https://reginabomfim.blogspot.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Regina, muito feliz com o seu comentário, a Elaine é sensacional!
      Também lhe desejo sucesso e vou lá no seu blog sim.
      Bjos

      Excluir
  2. Que coisa linda de se lê. Um forte abraço e sucesso!

    ResponderExcluir

Olá, fico muito feliz por você ler meu blog e agradeço demais por você se dispor a comentar nele. Se o seu comentário não aparecer automaticamente, é por que ele passará por uma moderação e só depois ficará visível. Para ter sua foto no ícone, você precisa estar logado na sua conta Google (G-mail) ou Blogger.
Sinta-se a vontade para interagir!!