Um blog de sucesso ou um blog de fracasso. Já pensou qual é o seu? - O Blog da Jack - Dicas, inspiração e paixão!

Um blog de sucesso ou um blog de fracasso. Já pensou qual é o seu?

Publicado em 14/05/2019

Já pensou se o seu blog é de sucesso ou de fracasso?

Toda pessoa que cria um blog, o faz porque quer ver ele ser um sucesso, ser uma referência, ter uma autoridade naquilo que o blog trata. Ninguém tem a intensão de criar um blog e vê-lo fracassar, embora seja exatamente isso o que naturalmente acontece e com muita frequência, blogs são conduzidos ao fracasso, a escassez e a perdição todos os dias. E você, amigo blogueiro, já parou por um dia e se perguntou se o seu blog é um blog de sucesso ou um blog de fracasso?
  
Sim, eu já me fiz essa pergunta, não uma vez só, não um só dia, na verdade tenho me perguntado isso com frequência e a resposta que tenho não é muito satisfatória, não é a que eu queria e está muito longe do que sonhei para o meu blog. Há tempos que eu olho para este blog e não gosto nada dos resultados que eu vejo. 

Os relatos de uma blogueira fracassada


Admitir o fracasso não é e nunca e foi uma tarefa fácil, eu não sou diferente da maioria das pessoas e estou aqui admitindo isso diante dos meus leitores, pouquíssimos por sinal - até o momento - mas, ainda assim, vou me abrir para você. Existe algo errado com esse blog, algo de muito errado, existe algo que não se encaixou e há tempos que eu procuro o erro e gasto horas tentando entender:

● Qual é o erro?
● Qual é o tamanho do erro?
● Onde é que o erro está?
O processo de admitir algo que está errado não se limita em apenas admitir/falar, é preciso mais do que isso, eu consegui enxergar com clareza e só pude admitir depois de avaliar e detectar que os resultados não tem sido bons resultado, dia após dia, os resultados são os mesmo, nada satisfatório. Por mais que eu tenha me esforçado, ou ao menos achei que estivesse me esforçando, este blog não tem um alcance orgânico nada bom, como você pode ver:

Veja uma visualização ruim


Quanto tempo de blog é preciso para saber se ele é um sucesso ou fracasso?


Este blog, não é um blog antigo, está no ar há apenas dois anos, com apenas um ano eu resolvi trocar o nome e url, pois a que estava usando não lhe caía bem.

➔ Falo disso especialmente em O blog de nome e cara nova
E se você estiver pensando "nossa que desespero com um blog tão novo desse" eu lhe respondo. Sim, meu blog ainda é novato, não é tão bebê, mas ainda é novo. Só que essa não é a razão dele não conseguir alcance orgânico, não alavancar e ter tão poucas visualizações. A verdade é que eu nunca soube o que é ter um blog nem tão pouco o que é ser blogueira

Comecei essa aventura como a maioria começa, com pouca ou até mesmo sem nada de informação. Fui buscando, pesquisando, lendo, xerentando, fazendo, desistindo, retomando, trocando, errando e acertando. Mas estava excessivamente obcecada pela parte funcional, o layout e a belezura que queria mostrar no blog.

Não teria feito nada do que fiz sem o Blog Elaine Gaspareto, meu guia e minha total inspiração, serei eternamente grata a blogueira de mão cheia que ela é, e claro que ela também ensina muito sobre técnicas de SEO e otimização. Eu, é que nunca aprendi direito, nunca entendi como de fato é que se dança essa música, não estava dando a mínima para o que é que banda toca e dancei legal nessa história. Fracassei até o momento :(     

Quando comecei a medir o sucesso ou fracasso do meu blog?


Há tempos que estou observando o fracasso deste blog, investi cerca de uns três meses para chegar a conclusão do fiasco que ele tem sido. Isso o fiz olhando para ele com olhos de leitor, depois voltei a mente de blogueira e me fiz algumas perguntas para entender o que está errado, veja as principais perguntas:

⁡1) Quanto tempo de blog?

Este blog tem 2 anos, mas vou partir do princípio de 1 ano, conforme mencionei acima.

2) Quantas postagens tem o blog?

Nesse momento até a publicação desta, são 98 posts publicados.

3) Há postagens boas, conteúdo relevante, que ajuda as pessoas?

Sim, há. Não tenho dúvidas disso, há boas postagens no meu blog, há conteúdo relevante, tutoriais e passo a passo que tenho certeza que pode ajudar quem procura pelo assunto.

4) Há postagens ruins, que não fazem o menor sentido tê-las escrito?

Sim, também há. Infelizmente gastei algum tempo escrevendo postagens sem sentido algum, que não se aprofunda em um assunto específico.

5) As postagens foram bem redigidas usando técnicas de SEO?

Existe alguma técnica aplicada aqui ou ali, mas não, nunca estudei técnicas de SEO muito a fundo, nunca me importei o bastante para aplicar diretamente nas postagens.

E foi assim que eu cheguei a conclusão de que fracassei nessa empreitada :(


Mas e agora? Como ter um blog de sucesso?


Nem tudo está perdido, há solução para quase tudo na vida. Eu não desisti, você também não vai desisti. Se você anda cabisbaixo com seu blog e eu consegui tocar na sua ferida, é porque provavelmente já se frustrou com algo de errado que deve está fazendo. Você já se perguntou se o seu blog é um blog de sucesso ou um blog de fracasso? Se sua resposta é que ele se inclina mais para ser um blog fracassado, acalme-se! 

Vamos melhorar isso, e vamos melhorar juntos, pois eu não pretendo ter um blog fracassado por muito tempo. Estou com uma série de mudanças para aplicar por aqui e não te deixarei de fora de absolutamente nada. Vou relatar tudo o que eu fizer de melhorias para este blog. Combinado?

Este blog é um bom blog, ele é o meu blog, é o meu trabalho, eu não trabalho de qualquer maneira, eu não estou disposta a jogar fora todo o bom conteúdo que há nele, nem tudo o que já fiz por ele e muito menos os planos que tenho para ele. 

Todo o fracasso que até o momento o tem submetido, não permanecerá! Estou pronta para mudar de direção e levar meu blog ao sucesso!


Ficou com dúvidas? Gostaria de interagir?
Use a caixa de comentários logo abaixo!

Ajude o blog e esse conteúdo alcançar mais pessoas

2 comentários:

  1. Gostei muito desse post estou começando um blog agora e me fez refletir sobre algumas coisas.

    www.minhasresenhas.com

    ResponderExcluir

Olá, fico muito feliz por você ler meu blog e agradeço demais por você se dispor a comentar nele. Se o seu comentário não aparecer automaticamente, é por que ele passará por uma moderação e só depois ficará visível. Para ter sua foto no ícone, você precisa estar logado na sua conta Google (G-mail) ou Blogger.
Sinta-se a vontade para interagir!!