Confiar demais que o seu blog irá crescer é um enorme problema - O Blog da Jack - Dicas, inspiração e paixão!

Confiar demais que o seu blog irá crescer é um enorme problema

Publicado em 17/05/2019


Se você tem um blog e ama seu blog, ama blogar, se sente em casa, totalmente confortável diante do teclado escrevendo, trabalhando, divulgando postando e por essa razão confia demais que o seu blog um dia vai crescer. Hummm eis aí um grande problema. Eu falo por minha própria experiência, essa tarefa é árdua e a confiança demasiada sem uma mentalidade sadia não vai te ajudar em nada, nadica de nada!

Eu sou uma blogueira apaixonada pelo blog, é amor demais e tanto amor assim me fez confiar que era o bastante para ver meu blog crescer a aparecer. Só que não! Isso me fez fracassar por muito tempo, pois eu não tinha sequer noção do que é ter um blog de verdade, e como é o trabalho de um blogueiro. Fazê-lo aparecer, ser encontrada então? Foi um doce sonho de paixão por muito tempo, apenas!


Amar demais o blog não vai fazê-lo crescer.


O amor é sentimento nobre e torna nobre aquele que se permite amar, e além de amar pessoas, vale a pena amar "coisas" como um blog. Esse não é o meu primeiro blog, já tive outro um vez há algum tempo, em meados dos anos 2012 eu me aventurei nessa imensa blogosfera, mas era um perdido no ninho, não sabia de absolutamente nada do que fazer, fiz tudo errado e não deu outra, o blog morreu e junto com ele morreu minha vontade de blogar.

Não teria mesmo um resultado diferente do que foi, pois eu nunca gostei pra valer daquele blog, não tinha nenhuma motivação para escrever, o criei apenas pensando em ganhar dinheiro com ele e como não deu resultado, o deixei morrer. Lembro-me que quando perdi o domínio, a url saiu do ar e tudo acabou, senti até um alívio por não ter que alimentar mais quem eu não gostava.

Passou-se o tempo e eu resolvi voltar para a blogosfera, só que agora foi tudo diferente, continuei não sabendo o que fazer, mas comecei a sentir prazer conforme os estudos que eu fazia e o conteúdo que eu buscava para aprender a criar meu próprio blog. Tomei gosto e isso foi crescendo até que me apaixonei perdidamente por este blog. Dei a ele o meu apelido e o chamei de meu para deixar claro que ele é meu blog.

As coisas "iam bem", até que percebi que essa paixão desmedida o impedia de crescer. Sempre o quis bonito e amigável aos olhos, me esforcei para colocar aqui algum conteúdo de valor, mas pouco me importei para o que realmente importa, fazer as postagens aparecer para o público, me deixar se encontrada. Não entendia técnicas de SEO e continuava sem buscar entender, afinal meu amor pelo blog era o "suficiente" e eu cria o bastante que o veria crescer dia-a-dia. Isso me atrasou um bocado!


Confiar demais que o seu blog irá crescer vai te fazer dar voltas e voltas sem direção.


Eu sempre acreditei que meu blog um dia iria alavancar, nunca precisei me convencer de que isso seria possível, acreditava fielmente no crescimento e ascensão do meu blog. Mas dizer que eu trabalhava do jeito certo para isso acontecer é outro assunto. E pior, nem sabia o que estava fazendo, apenas confiava que um dia daria certo. 

Esse não é o caminho e nem direção para lugar algum, é como "correr atrás do próprio rabo" você dá voltas e voltas, não sai do lugar e não alcança objetivo de nada. A confiança é uma boa aliada da autoestima, mas vejamos onde pode ter um erro nessa história: 

➥ Autoestima elevada é um problema.


A autoestima é a capacidade do indivíduo admirar a si mesmo. Um blogueiro com autoestima leva o blog ao sucesso com certeza. Mas cuidado, uma autoestima elevada (com todo pleonasmo que tem direito) cega facilmente pontos que podem ser melhorado e sempre há algo para melhorar aqui e ali. Muita autoestima vai impedir seu blog de crescer, assim como a autoestima baixa.


➥ Sensatez é um bom caminho para autoestima dosada.


Nada de andar cabisbaixo, se lamentando e chorando pelos cantos por qualquer razão que seja, se a autoestima elevada não vai ajudar seu blog a crescer, a autoestima baixa tão pouco o fará. O ideal é ter uma dosagem na autoestima, todo o equilíbrio contribui para o crescimento do seu blog.


Olhe para seu blog com olhos de leitor.


Eu fiz isso, cansada de ver meu blog fracassar, desci da cadeira de madame, deixei de ser blogueira e passei a ler meu próprio blog, tornei-me leitora dele, mas não qualquer leitora, fiz uma leitura crítica, analisei muito pontos positivos e outros tantos negativos.

◾ Falei abertamente desse assunto em: Um blog de sucesso ou um blog de fracasso? 
Gastei um tempo com isso, cerca de uns três meses lendo o blog, vendo acertos, detectando erros, me frustrando e deixando de confiar totalmente que o blog um dia cresceria. Isso não seria possível! Não do jeito que eu estava fazendo, não partindo só do princípio que confiança é tudo. Eu tive que parar de confiar, tive que enxergar que a minha autoconfiança me levava para um monte de nada.

◾ Pode interessar um texto pessoal: Aqueles dias que acorda com tantos questionamentos...

Recomendo fortemente que você faça o mesmo com seu blog. Reserve um momento para lê-lo, não o faça como um simples leitor que acabará se gabando da belezura do seu trabalho, ao contrário, aprenda a ser um crítico de si mesmo, use de todo um olhar crítico, veja se encontra no seu blog o que você próprio busca (ou buscaria) com frequência nos buscadores de conteúdo.

Essa foi uma etapa pela qual eu tive que passar e a partir dessa boa reflexão sobre o que o meu blog tem de bom para ser bem sucedido foi que eu deixei de apenas amá-lo e passei a me empenhar a fazê-lo crescer. E caminhando fui aos poucos e cheia de vontade para ter um blog de sucesso.



Ficou com dúvidas? Gostaria de interagir?
Use a caixa de comentários logo abaixo!

Ajude o blog e esse conteúdo alcançar mais pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, fico muito feliz por você ler meu blog e agradeço demais por você se dispor a comentar nele. Se o seu comentário não aparecer automaticamente, é por que ele passará por uma moderação e só depois ficará visível. Para ter sua foto no ícone, você precisa estar logado na sua conta Google (G-mail) ou Blogger.
Sinta-se a vontade para interagir!!