O que são e para quê organizar os marcadores do blog - O Blog da Jack - Dicas, inspiração e paixão!

O que são e para quê organizar os marcadores do blog

Publicado em 08/09/2020

Organizando os marcadores do blog

O início deste blog é marcado por muitas atrapalhadas, acertos e desacertos aos montes. Eu não tinha muita noção do que estava fazendo, sabia apenas o que queria fazer, mas não tinha um manual de como fazer nadica de nada, fui aprendendo de curiosa que sou, mexendo aqui, fuçando ali, sem medo de errar, e talvez tenha sido este meu único ponto forte.   

As primeiras postagens saíram meio que "sem pé e nem cabeça" eu não tinha definido nada, nem pensava ao certo em para quê escrever e nem para quem escrever. Simplesmente comecei a escrever e me deparei com alguma coisa chamada MARCADOR. O que pode ser isso? Fui buscar informações e vi que era algo extremamente necessário para os posts serem encontrados no Google e cada post um deveria ter um.

Comecei a criar vários marcadores, cada postagem tinha um diferente, eram sem sentido, sem muita conexão, sem relação, criei tantos marcadores, criei marcadores frases até, aliás, o nome do post já era também um nome de um novo marcador. Imagina só? Ao criar um nome para postagem eu automaticamente criava um marcador que era uma frase enorme pois era o mesmo nome do post.  #MimAjudaAí 

O fato é que depois de tanto mexer eu aprendi que era desnecessário criar um marcador frasal e parei com isso. Mas mesmo assim, fiquei com vários marcadores sem conexão alguma, nem com o blog e nem um com outro, foi então que resolvi fazer uma limpeza por aqui. Essa é mais uma postagem de arrumação na casa. Bora lá?

Para que servem os marcadores do blog? 


Basicamente e bem basicamente os marcadores são etiquetas e servem para guardar as postagens em um determinado lugar. Eles têm duas funções primordiais, veja:  

1. Organizar as postagens dando uma etiquetas a elas.


Imagine uma casa onde você não sabe onde fica os talheres na cozinha (ué deveriam ser na gaveta) Precisa tomar um banho e não tem noção onde está chuveiro (mas, não seria no banheiro?) Que confusão! E se você resolver cozinhar e se deparar com o sal que está no açucareiro e vice-versa. Pois então, se não tiver o mínimo de organização nessa casa, você com certeza ficará no mínimo perdido também, igual aos objetos. Você vai querer ficar? Vai querer ir embora? O que me diz?

É exatamente isso o que acontece em um blog desorganizado, não mantém os visitantes e muito menos chama outros. Os marcadores servem para organizar cada coisa em lugar e uma coisa pode estar ligada a outra. Aliás essa é a função 2.

2. Ligar e relacionar uma postagem em outra.


Além de etiquetar as postagens do blog, os marcadores servem como categorias e todos os posts que estão dentro dessa categoria são puxados cada vez que um deles entra na categoria e a postagem é exibida no blog. É o efeito 'postagens relacionadas' importantíssimo para:
➥ os mecanismos de funcionamento do blog, 
➥ de buscas dentro do blog e 
➥ dos buscadores fora dele.

Agora que já conversamos e entendemos bem o que são os marcadores, para quê eles servem, é bom que você saiba que NÃO precisa sair por aí criando marcadores, mais do que o necessário. E se, como eu, já fez isso, já criou trocentos marcadores desconexos em seu blog, saiba que você pode arrumar a casa. E foi isso o que eu fiz, quer ver?

Organizar os marcadores
 
Abra o portal Blogger no menu Postagens, onde você vê as postagens que criou. Bem no canto direito superior da tela de postagens no portal Blogger você tem uma figura em formato de etiqueta, ao passar o mouse por cima dela aparece a nomenclatura:

filtrar marcadores  👈 é aqui que você clica para buscar as postagens relacionadas que têm determinado marcador.

Imagine que você queira acabar com o marcador "pirilampo e saracura" rsrsr. Você deve buscar por ele e vai aparecer todas postagens que estão marcadas com este marcador. Então, terá que:
  1.   observar a linha da postagem e clicar no ícone (formato de etiqueta) desta linha
  2.  ao abrir a janela (como mosto na figura acima) você desmarcar o nome "pirilampo e saracura" 
  3.   Faça isso com uma a uma das postagens que tiver o "pirilampo e saracura" 
  4.   Quando chegar na última, este marcador deixará de existir.
Lembrando que é aqui que você pode adicionar novos marcadores ou trocar marcadores de postagens também.

Porque preciso ter poucos marcadores?     


Não é bem que você precisa ter poucos marcadores, trata-se de uma arrumação da casa, retirar aquilo que pouco usa-se no blog e desapegar. É comum criarmos marcadores que com o tempo ficarão desconexo com a temática do blog e você pode consertar isso do jeito que ensinei. Eu tinha por volta de uns 60 marcadores quando comecei a arrumação e fiquei só com 32, imagina só, metade se foi. 

Quanto mais você puder centralizar seu blog em um nicho, mais você atingirá a sua persona, ou seja, seu publico alvo, quem você quer de verdade no seu blog, os visitantes certos, aqueles vão consumir o seu conteúdo. E os marcadores têm tudo a ver com isso!

Vai lá, agora é contigo! Bejim, bejim 😘

Organizando os marcadore do blog

 
Ficou com dúvidas? Gostaria de interagir?
Use a caixa de comentários logo abaixo!

Ajude o blog e esse conteúdo alcançar mais pessoas! 

2 comentários:

  1. Acho que você vai me ver constantemente por aqui. Adorei o visual do teu blog e parece que tem muitas dicas que eu preciso. Meu blog é antigo mas eu nunca fiz o arranjo que eu queria. Um pouco por desconhecer e outro tanto por preguiça de aprender. Beijos

    ResponderExcluir
  2. hahaha, bem vinda ao meu mundo, somos iguaizinhas!

    ResponderExcluir

Olá, fico muito feliz por você ler meu blog e agradeço demais por você se dispor a comentar nele. Se o seu comentário não aparecer automaticamente, é por que ele passará por uma moderação e só depois ficará visível. Para ter sua foto no ícone, você precisa estar logado na sua conta Google (G-mail) ou Blogger.
Sinta-se a vontade para interagir!!