A primeira vez que eles começaram a ler e escrever - O Blog da Jack - Dicas, inspiração e paixão!

A primeira vez que eles começaram a ler e escrever

Publicado em 05/03/2021


É tão lindo quando uma criança começa a ler, começa a escrever, é tão prazeroso ver as primeiras palavras que eles vão captando quando compreendem a escrita e vão soltando. É tão bom quanto a primeira vez que eles começam a falar as primeiras palavrinhas. Só que agora é com muito mais autonomia. É tão bom que eu não poderia deixar de registrar esses momentos únicos aqui no blog.

Eu sou mãe e sou professora, a junção dessas duas habilidades tornam permissiva, ou até mesmo obrigatória, fazer um bom acompanhamento na vida escolar dos meus filhos, e eu o faço, faço porque gosto de ensinar, faço porque sei o quanto é importante, faço porque os amo demais e eles tornam-se melhores quando são estimulados. É  mais uma forma que encontrei de demostrar carinho, atenção e amor de mãe.

Cada criança tem sua particularidade na hora de aprender qualquer coisa e quem ensina sabe que nada que é forçado tem bons resultados, mas o estímulo deve sempre existir ao longo da vida de qualquer aprendiz, qualquer pessoa. Somos melhores quando somos estimulados, fazemos mais quando somos estimulados. O estímulo à leitura sempre existiu aqui na minha casa e o aprendizado também aqui ocorre de forma natural.

O Talles, meu filhão, foi o primeiro, ele é o primogênito e desde muito pequeno já mostrava sinais de que seria bom aprendiz, ainda muito pequeno ele arregalava os olhos em sinal de atenção ao que você falasse ou mostrasse para ele, dava para notar o quanto ele prestava atenção naquilo que o interessava. Eu comecei a trabalhar alfabetização com ele antes da escola iniciar o processo e foi muito produtivo todo o trabalho que fiz, ele era atencioso, caprichoso e dava gosto de ver.

O alfabeto, letras maiúsculas e minúsculas, a formação silábica, as sílabas simples e depois compostas, tudo isso ele tirou de letra, foi muito fácil e não demorou nada, quando ele foi para o Enino Fundamental já estava pronto. A escrita e a leitura fluíram bem e rapidamente. 

Abaixo, um pedacinho dele lendo das primeiras frases. Sensacional!          


Não me canso de assistir, de ver o quanto ele era pequeno, uma vozinha tão bebê e já conseguia soletrar as sílabas e unir as frases com tanta perfeição. Veja, o quanto ele é inteligente!
 

A Heloísa veio depois, ela é toda mocinha, cheia coisinhas, bem típico de menina/princesa. Um pouco diferente do irmão, ela não mostrava tanto interesse por alfabetização. Rabiscar as primeiras letras do alfabeto demorou um pouco mais. Nunca a forçamos a nada, ela aprendia um pouco mais de vagar e em seu tempo, mas teve os mesmos estímulos que o irmão e isso também foi satisfatório e de resultado positivo.

Olha que fofura ela aprendendo ler e escrever as primeiras palavras.


Ela canta com as sílabas, solta um "pázinho, pázinho" enquanto escreve a sílaba PA, tão típico do jeitinho dela e ainda sorri de janelinha aberta no final. Meu coração se enche de satisfação. 


Meu filhos são realmente lindos, são frutos daquilo que tem de melhor que há em mim, são frutos do melhor que meu o casamento já produziu. Tanto orgulho tenho deles. Tanto amor que mal cabe dentro do peito e chega a doer, inexplicavelmente dói. Todo o empenho que fazemos para vê-los bem criados eu sei que serão recompensados. Tenho convicção disso, pois não medimos esforços para ajudá-los e ensiná-los. Aquilo que podemos fazer, o fazemos imediatamente e o que não podemos fazer, descansamos solenemente pois sabemos e confiamos que Deus o fará 
   
   
Ficou com dúvidas? Gostaria de interagir?
Use a caixa de comentários logo abaixo!

Ajude o blog e esse conteúdo alcançar mais pessoas! 
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, fico muito feliz por você ler meu blog e agradeço demais por você se dispor a comentar nele. Se o seu comentário não aparecer automaticamente, é por que ele passará por uma moderação e só depois ficará visível. Para ter sua foto no ícone, você precisa estar logado na sua conta Google (G-mail) ou Blogger.
Sinta-se a vontade para interagir!!