Fazer uns jobs online é sem sombra de dúvida uma boa solução para quem deseja trabalhar em casa ou de onde estiver usando apenas um computador e internet. Então vamos aprender a criar o seu perfil freelancer.
Os sites que oferecem trabalhos online são muitos, mas basicamente os campos para realizar o cadastro são bem parecidos e em geral eles abordam tudo sobre sua educação, formação e profissão. A ideia desta postagem é te ajudar com o preenchimento dos 4 mais importantes para que ao fazer o seu cadastro você tenha um perfil otimizado, seja encontrado e conquiste os olhos do contratante.
Criar um bom perfil online é o início do seu trabalho online e não pode ser feito de qualquer maneira, com pressa, sem atenção ou nenhuma dedicação. Você está procurando emprego! Seu perfil online é seu curriculum online! Entrará numa disputa com outros freelas por determinadas vagas, então ânimo e esforce-se! Separei 4 passo importantes que você precisa se atentar na hora de criar o seu perfil freelancer:
Tudo se inicia aqui, no título. É aqui que você precisa ser cauteloso e usar palavras chaves. No título você faz uma breve descrição daquilo que você trabalha. Breve descrição! Não vá usar esse campo para contar toda a sua história. É aqui que os motores de busca irão trabalhar quando um contratante estiver procurando um freela, então, se você é um escritor, a palavra "escritor" precisar estar no seu título, senão, o contratante não te encontrará.
Criar um bom perfil online é o início do seu trabalho online e não pode ser feito de qualquer maneira, com pressa, sem atenção ou nenhuma dedicação. Você está procurando emprego! Seu perfil online é seu curriculum online! Entrará numa disputa com outros freelas por determinadas vagas, então ânimo e esforce-se! Separei 4 passo importantes que você precisa se atentar na hora de criar o seu perfil freelancer:
1. Crie um título atrativo.
Tudo se inicia aqui, no título. É aqui que você precisa ser cauteloso e usar palavras chaves. No título você faz uma breve descrição daquilo que você trabalha. Breve descrição! Não vá usar esse campo para contar toda a sua história. É aqui que os motores de busca irão trabalhar quando um contratante estiver procurando um freela, então, se você é um escritor, a palavra "escritor" precisar estar no seu título, senão, o contratante não te encontrará.
Você pode, é claro, oferecer mais de um serviço. Mas cuidado! Um faz tudo não é muito bem visto.
Pense como um contratante sério que precisa de um tradutor para traduzir um trabalho importante. É bem certo que ele descartará os perfis que se candidataram com título profissional por exemplo:
Escritor/contador/tradutor/designer/cozinheiro/cuidador de crianças.
2. Capriche bem na fotografia.
Ao se cadastrar, você logicamente terá que colocar sua foto, existe a possibilidade de usar o avatar padrão do sistema de cadastro, mas nem é preciso mencionar que isso dá um tom de preguiça de quem acabou de se cadastrar ou pior de quem é cadastrado há tempos e não se importou sequer de completar o perfil.
Colocar sua foto, transmite confiança, você está dizendo aos contrantes que você existe, não tem vergonha de se mostrar e mais que isso, assume as autorias de seu trabalho, literalmente "mostrando a cara".
Mais do que importante de colocar uma foto, é colocar a sua foto. não pense em colocar um desenho animado, um animal de estimação (só porque ele fofinho), flores ou natureza, nada disso, muitas das plataformas nem aceitam esse tipo de fotografia.
Escolha uma boa foto sua, tome muito cuidado com a nitidez da foto, nada de fotos trêmulas, escuras, com você de costas, ou de perfil muito inclinado, de corpo inteiro, pois te deixa com o rosto pequeno demais. Foto de pessoas em grupo (Pasme! Existem pessoas que colocam fotos da galera).
Colocar o Logotipo é uma opção, mas é no caso de uma empresa já consolidada, com muitos trabalhos feitos, não é para o caso de quem está começando. Certo?
3. Crie uma descrição precisa e alinhada.
A descrição é o campo onde você irá detalhar o que você colocou no título, ou seja, o serviço que você vende. Opa! Então é aqui que vou criar um texto enorme contando tudo o que eu faço? Não!
Você precisa pensar no cara que está do outro lado da rede, o contratante! Geralmente, esse cara que vai contratar um serviço freelancer não quer passar boa parte do tempo lendo informações de todos freelas e pode ter certeza que ele recebeu muitos candidatos e não irá investir mais do que 15 ou 20 segundos no primeiro olhar no perfil dos montes que se candidataram. Então, após esse primeiro contato visual o cérebro dele automaticamente irá a procura do perfil com informações mais bem elaborado
Vamos pensar em simples pedido de pizza. Você decidiu que quer comer pizza e quer fazer um pedido por telefone. Qual dos dois folhetos abaixo seus olhos se encantou primeiro? Qual dos dois você focou a sua atenção pelos 15 ou 20 primeiros segundos?
É muito provável que tenha sido o primeiro folheto não é mesmo?
Essa é uma dica muito simples e que funciona bastante. Você pode usar para listar as suas habilidades no seu perfil freelancer e se ainda você desejar escrever algo, faça logo abaixo da sua lista e muito sucinto. Entendeu?
4. Invista no seu Portfólio.
O portfólio é a apresentação dos seus trabalhos anteriores, é aqui que você vai mostrar aos contratantes a sua forma de trabalho, o que você já realizou e como saiu o seu resultado do seu trabalho. Você pode disponibilizar um link ou até mesmo um conteúdo em doc. Nunca, jamais deixe esse campo vazio! Se você estiver se perguntando "e agora, como eu faço pois eu até agora não fiz nenhum trabalho e não tenho nada para colocar no portfólio" eu te respondo: Apenas faça! Agora você entende que criar um perfil freelancer não é somente preencher um cadastro?
Sim, você precisa antes se armar para ser visto e conseguir seus jobs online. Ofereça o teu serviço gratuitamente (nunca na plataforma tá? Isso seria à um amigo, vizinho ou conhecido) ou simplesmente faça um trabalho demonstrativo da sua habilidade antes de criar seu perfil, pois você precisa mostrar ao mundo o resultado do seu trabalho.
Se você escreve, mostre o que escreve, uma conta no Medium é ótimo para quem quer mostrar seus pensamentos e estórias. Se você traduz, faça uma tradução de um artigo de um site americano, por exemplo, e mostre. Você sabe criar logos de arrasar? Mostre-os! Suas planilhas financeiras resolvem qualquer problema? Faça uma "bem louca" e mostre!
Jamais pense que por estar começando pode deixar esse campo vazio para preenche-lo só depois do seu primeiro job. Invista um bom tempo e talento em pelo menos um trabalho demonstrativo para ter o que mostrar em seu portfólio.
Hora de começar? Isso não é tudo, claro que não, ainda há muito o que descobrir e desfrutar dessa tendência de mercado Essas 4 dicas já é um bom alerta e início para investir no seu perfil freelancer.
Ficou com dúvidas? Gostaria de interagir?
Use a caixa de comentários logo abaixo!
Ajude o blog e esse conteúdo alcançar mais pessoas
Ajude o blog e esse conteúdo alcançar mais pessoas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, fico muito feliz por você ler meu blog e agradeço demais por você se dispor a comentar nele. Se o seu comentário não aparecer automaticamente, é por que ele passará por uma moderação e só depois ficará visível. Para ter sua foto no ícone, você precisa estar logado na sua conta Google (G-mail) ou Blogger.
Sinta-se a vontade para interagir!!