Aprenda a diferença entre site e blog de uma vez por todas - O Blog da Jack - Dicas, inspiração e paixão!

Aprenda a diferença entre site e blog de uma vez por todas

Publicado em 02/04/2019

Qual a diferença entre site e blog?

Eu tenho um blog, que é este canal que vos fala e recentemente criei um site também. É por isso que hoje vamos bater um papo cabeça sobre o que é um blog e o que é um site e vamos aprender a diferença entre blog e site de um vez por todas. Se você tem dúvidas sobre isso e não sabe qual dos dois deve criar para o seu projeto ou negócio, esse post vai ser útil, pode contar que sim, por isso chega mais, vamos para o cafézinho! Hummmm sentiu o cheiro?

A importância da criação de um site ou blog para o seu projeto crescer é fundamental, não se trata apenas da criação, aliás, a criação é só o início de tudo, e nesse início já há um grande trabalho pelo frente, isso se você decidir arregaçar as manguinhas, estalar os dedinhos e pôr a mão na massa, vai por mim, é realmente fácil e totalmente possível de você mesmo fazer seu próprio site ou blog.  

Decidiu que quer fazer? Você mesmo? Excelente! Agora você precisa realmente saber qual dos dois, site ou blog, se encaixa perfeitamente para o tipo de projeto que você tem em mente, para optar por um, ou de repente descobrirá que os dois se encaixam. Já pensou? Que Big Job você tem pela frente! Mas, isso não é problema para quem não mede esforços e acredita na expansão do seu negócio e consequentemente no bom resultado que ele te trará. E o melhor de tudo é que há ferramenta gratuita para criação dos dois, vamos ver! 


O que de fato é um site?


A palavra site surgiu do termo website, com um tempo esse termo caiu em desuso e ficou apenas site. Sua origem vem do latim (situs) que significa sítio, lugar, espaço. Um site é nada mais que uma ou mais de uma página na internet, um lugar, um espaço que trata de um determinado assunto

Vamos imaginar que seja uma vitrine ou catálogo digital com fotos diversas, vídeos, descrições técnicas e textos muito explicativos sobre o produto, serviço ou assunto que estiver abordando, não deixando dúvida alguma para sua clientela. O site é a criação de um lugar para manter interessados no assunto em questão e/ou seu público bem informado sobre tudo o que eles precisam e devem saber a repeito do produto, serviço, projeto, etc.  

ideia do site é manter o assunto mais estático, ou seja, não há necessidade de uma constante mudança, não há alteração e nem atualização constante sobre aquele assunto. pois tudo o que o site mostra é o suficiente para seu público. Sempre que ele for acessado através de um link ou um domínio, lá estará muito bem exposto o assunto que ele trata. Isso não significa que não pode mudar, claro que pode, mas a alteração não é feita regularmente, somente em casos bem específicos, por exemplo, você decidiu mudar a cara do site, ou está comemorando determinada data, então algo mudará, o layout mudará, mas o conteúdo central é estático e suficiente.

A relação do site com o seu público é em uma medida profissional, geralmente os sites são de empresas e organizações que buscam manter seu produto ou serviço na internet afim de deixar sua marca, sua porta de entrada para que o cliente possa passar por ela.  As formas de contato direto ou indireto são necessárias e indispensáveis, mas repito, elas acontecem naturalmente de forma profissional. O site deve disponibilizar formulário de contato, telefone, e-mails ou uma central de dúvidas para atender as demandas de seu público. 


O que de fato é um blog?


Um blog trata-se também de uma ou mais páginas na internet regidas de um mesmo tema, com fotos diversas, vídeos e áudios diversos (se for o caso) e muito textos voltados para um assunto em questão. De maneira geral, um blog é também um site, a diferença está na estrutura o blog.

Ao contrário do site, o blog possui uma estrutura dinâmica, ou seja, está em constante mutação. Um blog recebe atualização mensal, semanal, diária e há blogs que duas ou mais vezes no dia. Cada vez que uma postagem é publicada, o blog está se atualizando, essa postagem fica no topo da página inicial e o conteúdo mais antigo vai descendo de lugar, mas, nada impede que possa ser acessado, é só clicar em postagens mais antigas que elas estarão lá mostrando o seu conteúdo.

No blog as postagem são organizadas através das tags, categorias ou marcadores que ligam uma postagem na outra quando elas tratam do mesmo assunto. O blog possui uma página inicial e outras tantas páginas seguintes, além disso possui uma sidebar do lado direito ou esquerdo, onde muito provável você encontrará uma organização do blog, como o autor do mesmo, arquivos, anúncios e outros gadget que ajudam a organizar a estrutura dinâmica do blog.  

É bem verdade que um blog mantém uma relação mais íntima do autor com o público. E por essa razão há tantos blogs pessoais, como O Blog da Jack por exemplo. Os leitores têm certo envolvimento com as postagens, comentam, perguntam e interagem de uma maneira mais aberta, flexível, sem o uso de tantas formalidades. Essa relação, essa participação é o que mais motivam blogueiros a produzirem mais conteúdo para o blog.      


Qual a diferença entre site e blog?

Qual dos dois eu devo fazer, um blog ou um site?


Se você tem um produto, serviço ou um projeto, se você domina determinado assunto e quer compartilhar o mesmo com outras pessoas, é realmente bom, altamente recomendável você ter seu espaço na internet, se olharmos para esses dias atuais em que todos se conectam é imprescindível. Mas, agora só precisa decidir qual dos dois, blog ou site?

Bom, isso depende muito do assunto que você quer tratar na internet, e qual a finalidade de tratar esses assuntos com o seu público. Se o seu conteúdo será meramente informativo, ou trata-se de vendas ou será um redirecionamento para outro local. Tudo isso precisa ser pensado. Se você focar em decidir isso agora, pode evitar desenvolver um projeto e deixar ele mofando na web depois, como acontece todos os dias com milhares de sites e blogs que são abandonados.  

Agora que você já sabe o que é um site e o que é um blog e conhece bem a diferença entre os dois, você só precisa se fazer uma série de perguntas e tópicos interessante para se decidir qual dos dois vai desenvolver. Criei e estou listando abaixo algumas poucas, mas essenciais perguntas, que te farão repensar e analisar bem qual tipo de projeto lhe cai melhor. Vê se te ajuda:  

● O que vou oferecer é de um conteúdo estático, sem muita atualização?

● Não vejo a necessidade de uma atualização constante para o meu público?

● Não quero abordar outros assuntos além do que o meu produto ou serviço oferece?

● Meu produto ou serviço está em constante mudança?

● Terei assunto suficiente para atualizar meu público dentro do meu tema?

● Quero manter essa relação íntima com meu público e não faltará assunto?

● Terei tempo e estarei disposto a alimentar constantemente meu público com novos artigos? 

Respondendo essas e outras perguntas baseadas nas duas estruturas de blog e site que vimos acima, você conseguirá decidir-se melhor. Eu falo por minha própria experiência, além deste meu blog pessoal, criei um outro blog com a temática voltada para atividades escolares de educação infantil, esse é um tema bastante extenso e não falta assunto. Mas quem disse que consegui alimentar o outro blog semanalmente? De jeito nenhum, quase fiquei louca, decididamente não pude ter dois blogs. Mas me inclinei muito na ideia de transformar o outro blog em site, por isso trouxe essa postagem hoje para você, leitor querido.

➔ Leitura recomendada: Aprenda a criar sua loja virtual gratuita no Facebook
➔ Veja também: Sites para conseguir seguidores nas redes sociais de graça 

E terminamos aqui, sanando a dúvida sobre a diferença entre site e blog, mas esse assunto é muito extenso e detalhado. Que tal aprendermos como fazer um site inteiramente de graça, exatamente como eu fiz? É tão fácil, mas tão fácil que chega a ser bizarro! Excelente! Assunto para um dos próximos posts.

Mispera!
Beijim!! 

  Ficou com dúvidas? Gostaria de interagir?

Use a caixa de comentários logo abaixo!

Ajude o blog e esse conteúdo alcançar mais pessoas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, fico muito feliz por você ler meu blog e agradeço demais por você se dispor a comentar nele. Se o seu comentário não aparecer automaticamente, é por que ele passará por uma moderação e só depois ficará visível. Para ter sua foto no ícone, você precisa estar logado na sua conta Google (G-mail) ou Blogger.
Sinta-se a vontade para interagir!!